Paz em meio a tempestade



Naquele dia, ao anoitecer, disse ele aos seus discípulos: “Vamos para o outro lado”.
Deixando a multidão, eles o levaram no barco, assim como estava. Outros barcos também o acompanhavam. Levantou-se um forte vendaval, e as ondas se lançavam sobre o barco, de forma que este foi se enchendo de água. Jesus estava na popa, dormindo com a cabeça sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e clamaram: “Mestre, não te importas que morramos?” Ele se levantou, repreendeu o vento e disse ao mar: “Aquiete-se! Acalme-se!” O vento se aquietou, e fez-se completa bonança. Então perguntou aos seus discípulos: “Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé?”  Eles estavam apavorados e perguntavam uns aos outros: “Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?”
Marcos 4:35-43

Quem de nós nunca passou ou está passando por uma grande tempestade? Medo, incertezas, doença, problemas financeiros e tantos outros males que assolam a humanidade. É dito nas escrituras que o amor de muitos esfriaria, veríamos irmão contra irmão, guerras, corrupção, injustiças e perseguições. Mas como sobreviver a tudo isso sem perder o equilíbrio, como suportar tanto mal e indiferença? Vivemos cercados de pessoas, mas ainda assim estamos sozinhos, pois ninguém se importa.

Então a quem vamos recorrer nessa hora de angústia, quem nós temos? Qual amigo que não irá falhar conosco, que nunca nos trairá? Só tem um que nunca falha: Jesus.

Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro?
O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.
Salmos 121:1,2

Paz não é a ausência de lutas ou provações, mas como reagimos nos momentos mais difíceis da nossa vida. Ter paz é ter fé, confiar, mas isso depende de onde tu tens depositado a sua fé.

Mas de onde vem a paz? Como é possível ter paz em meio a tempestade? A paz está no seu coração, ora se tu tens o seu coração no dinheiro, nunca terá paz, pois o dinheiro é perecível, passageiro, é possível ganhar uma fortuna e ainda assim perdê-la. Talvez o seu coração esteja nas relações humanas, essas podem ser quebradas, pois o homem é falho, fraco e poderá trair a sua confiança. Eu poderia listar inúmeros exemplos, mas só tem uma coisa que é eterna e imutável, a palavra de Deus.

Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?
Números 23:19

Eu acredito na palavra de Deus e ela diz que todas as suas promessas são cumpridas, que Deus não mente, não falha conosco. Ele está no controle de todas as coisas. E para aqueles que o aceitaram como Senhor, Salvador e depositaram Nele a sua fé, estarão seguros em seus braços.

Filho meu, não se apartem estas coisas dos teus olhos: guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso;
Porque serão vida para a tua alma, e adorno ao teu pescoço.
Então andarás confiante pelo teu caminho, e o teu pé não tropeçará.
Quando te deitares, não temerás; ao contrário, o teu sono será suave ao te deitares.
Não temas o pavor repentino, nem a investida dos perversos quando vier.
Porque o Senhor será a tua esperança; guardará os teus pés de serem capturados.
Não deixes de fazer bem a quem o merece, estando em tuas mãos a capacidade de fazê-lo.
Não digas ao teu próximo: Vai, e volta amanhã que to darei, se já o tens contigo.
Não maquines o mal contra o teu próximo, pois que habita contigo confiadamente.
Não contendas com alguém sem causa, se não te fez nenhum mal.
Não tenhas inveja do homem violento, nem escolhas nenhum dos seus caminhos.
Porque o perverso é abominável ao Senhor, mas com os sinceros ele tem intimidade.
A maldição do Senhor habita na casa do ímpio, mas a habitação dos justos abençoará.
Certamente ele escarnecerá dos escarnecedores, mas dará graça aos mansos.
Os sábios herdarão honra, mas os loucos tomam sobre si vergonha.
Provérbios 3:21-35

Quando temos o nosso coração em Jesus, encontramos a paz na sua palavra, pois ela nos traz confiança. Quando praticamos o bem, somos renovados pelo espírito santo, nos conectamos com o Pai e isso traz paz aos nossos corações. Então não foque sua visão na tempestade, mas nesse momento olhe para os olhos de Cristo e tenha certeza de que sua vida está sob os cuidados dele e nada poderá lhe fazer mal, além do que Deus permitir. E se ele permite que alguma provação nos atinja é para que ela nos traga crescimento.

Quando todos os tipos de provações e tentações aglomeram em suas vidas, não se ressinta deles como a intrusos, mas lhes dê boas-vindas como a amigos! Perceba que eles vêm provar sua fé e produzir em você a qualidade da resistência.
Tiago 1:2-4

O diabo é referido na bíblia como o enganador, aquele que mente. Ele sabe que não tem poder sobre nós, pois fomos comprados por Jesus com o sangue que Ele derramou na cruz do calvário. Mas o diabo é astuto, ele tenta destruir o homem influenciando ele através do medo, do desespero, mas se colocarmos nosso coração em Deus e conseguirmos controlar nossas mentes, alcançaremos a paz e seremos imune a todos os tipos de provações, tu experimentarás uma força incrível e verás que nada poderá te abater e não somente isso, tu poderás ajudar a teu próximo encontrar a mesma força, que vem de Cristo.

Eu lhes deixo a paz. A minha própria paz eu dou a vocês. Eu não lhes dou essa paz como o mundo a dá. Portanto seus corações não devem ficar nem perturbados nem com medo.
João 14:27

Não estamos sozinhos, tão poucos desamparados, Deus revelou a mim através do seu espírito santo duas coisas: Deus é poderoso e Deus é presente. Ele está todo o tempo ao seu lado, atendo ao seu clamor. Ainda que tu não acredites Nele, Ele acredita em você e está disposto a te ajudar, a te ouvir, ele é o bom pastor, príncipe da paz, amigo fiel. Ele não falha, ele é o nosso refúgio e é por isso que devemos ter fé e enfrentar as adversidades da vida com a paz de Cristo.

Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.
Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares.

Ele faz cessar as guerras até ao fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo.
Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra.
O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.
Salmos 46:1,2 – 9,11

Creio que devemos tirar proveito dos momentos ruins de nossa vida e fazer disso algo bom. Não devemos pensar somente em nossos problemas, mas no próximo, pois a vitória só é plena quando compartilhada. Definitivamente não fomos criados para andar só, mas sim como uma família, apoiando uns aos outros, com fé em Cristo, sendo luz para o mundo e mostrando para todos a verdade que o inimigo quer esconder de nós.

Minha contribuição nessa luta é levando a palavra de Deus e o entendimento que ele tem me dado para você através dessa mensagem, também não virando as costas para meus irmãos, mas ficando de braços abertos, pronto para ajudá-los assim como Cristo sempre está por nós. Pagando o mal desse mundo com o bem, levando luz as trevas e respondendo o ódio com amor e piedade.

Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.
Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante.
Eclesiastes 4:9,10

Leia Provérbios 3 (capítulo inteiro)

Fiquem na graça e na paz de Cristo.

Abraços,
T.V.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desafiando Gigantes

A volta

Mudando o rumo